quinta-feira, maio 25

21/05 - Zubiri até Arre

Saí de Zubiri às 07h20 com David, um americano que não entende porra nenhuma de espanhol, e apenas "sorri" para as pessoas para tentar fazer com que o entendam.

Este caminho está se saindo um maravilhoso curso de inglês, mesmo... hehehe

De Larrasoaña até Iroz, me senti dentro de uma floresta élfica do Senhor dos Anéis: mata fechada, um rio correndo ao lado do caminho, e muita paina flutuando, como se fossem flocos de neve. Tem uns lugares em que a grama fica totalmente branca.

Uma parte do caminho estava interditada por uma barreira que ruiu, e pegamos um desvio beeeem longo. Queríamos chegar em Arre, mas a cada pueblo que parávamos, alguém respondia que faltavam 2 km...

Chegamos a Arre! Arre égua, desculpe o trocadalho, que cidade bonita! Da ponte de pedra chegamos numa igreja românica do século XII, e o albergue dos peregrinos é o mais bonito e melhor ajambrado que peguei até agora. Valentin, um marista, toma conta do lugar.

No dia seguinte, antes de sair, deixei o meu "bom e velho" saco de dormir de presente para o albergue. Ele devia pesar uns 2 kg ou mais...

Total percorrido hoje: 20km

sábado, maio 20

20/05 - Roncesvalles até Zubiri

Despertei às 3h00, achando que estava atrasado para acordar. Demorei 1 hora para dormir novamente...

07h00: Tudo pronto para sair. Este trajeto é muito mais AMENO que o de ontem, mas com a mochila ainda pesada ainda foi torturante.

Na realidade, a meta era Larassoaña, 6km adiante, mas meus pés não agüentaram. GRAÇAS A DEUS AINDA NAO APARECEU NENHUMA BOLHA!

Às 14h00 chegamos em Zubiri - uma cidade medieval, também -, e decidi ficar, por paixão à primeira vista. Me despedi de Gerti, que foi para Larassoaña. Ela tem apenas 28 dias para chegar à Santiago, e eu não preciso abusar da sorte e me estourar as costas e os pés.

Albergue com água quente, máquina de lavar e INTERNET GRÁTIS! Por isso que atualizei desde minha saída do Brasil. Provavelmente farei desta forma.

Amanhã andarei até uma cidade antes de Pamplona. Como é domingo, o correio não estará aberto. Com isso, chegarei pela manhã do dia seguinte em Pamplona para despachar pelo menos metade da minha mochila, tentar comprar um saco de dormir BEEEEEM mais leve, comprar o ADAPTADOR para o carregador do celular e das pilhas da digital - CLARO, isso também não aconteceu por falta de aviso, pai -, e seguir para Cizur Menor, aonde "pousarei".

Até lá!

Total percorrido hoje: 22km

19/05 - Saint Jean até Roncesvalles

Acordei às 06h00, 01h00 no Brasil, e arrumei minhas coisas e me preparei para tomar café. Marie disse, num francês misturado com espanhol, que precisávamos nos alimentar muito bem, pois esta etapa é a mais difícil do caminho. É... ela NÃO estava enganada.

Eu e Gerti saímos às 08h00 de Saint Jean. Fiquei apaixonado pela rue de Citadelle - uma típica cidade medieval, cercada por gigantescos muros de pedra.

Subidas, descidas, subidas íngremes e mais subidas. Andar nos Pirineus, com uma mochila acima do peso e sem NENHUM preparo físico - tá bom, não foi por falta de falar... - é uma PENITÊNCIA. Acho que paguei os pecados de pelo menos uma vida passada... e acho que tenho pecados de muitas vidas passadas além da minha para pagar...

Foi quase na metade desta etapa que REALMENTE me caiu a ficha: CARALHO! ESTOU FAZENDO O CAMINHO DE SANTIAGO, MESMO! Tudo é real!

Este trajeto é simplesmente MARAVILHOSO! A paisagem é fenomenal, provavelmente para nos compensar de tanto sofrimento... hehehe.

Depois de 11 cansativas horas, chegamos a Roncesvalles, um tanto atrasados, mas conseguimos camas na pousada da Colegiata. Após o banho - quente -, fomos para a missa de bênção dos peregrinos. Me senti na época medieval: um igreja românica totalmente feita de pedra, e no final da missa, um belo canto gregoriano. Me emocionei muito com isso... foi como voltar para casa.

Saímos da missa esfomeados diretamente para o restaurante. Foi lá que realmente vi que o Caminho de Santiago é patrimônio mundial. Na minha mesa havia: 1 brasileiro - eu, claro -, duas austríacas, um russo, dois americanos, dois espanhóis, uma suíça e uma mexicana. Uma babel fantástica para todos se entenderem... Eu, com o meu parco inglês, traduzia para os outros o que era dito em espanhol e vice versa, com o meu "portunhol".

Depois disso, CAMA, antes, é claro, de tentar tirar mais algumas coisas da mochila, que ainda está insuportável.

APELO: Jô, PROMETO para você que assim que chegar em São Paulo te dou outra lata de presente...

Um Flanax, emplastro nos ombros, massagem nos pés, e boa noite.

Total percorrido hoje: 27km

18/05 - Conexões

Cheguei no Aeroporto de Madri às 11h00, e tive que esperar minha conexão para Pamplona até as 14h30.

O Aeroporto de Madri é FARAÔNICO. Um gigantesco galpão de embarque, com pelo menos 1km, e outro igual, para desembarque. Arquitetura muito bonita, mas fria demais para o meu gosto. Nao sou amigo de obras gigantescas com grandes espaços vazios. Do galpão de desembarque para o de embarque temos que pegar um trem!

Finalmente, o avião: à hélice. Cheguei em Pamplona e fiquei apreensivo â espera da minha mochila... e ela chegou.

Pegamos o táxi para Saint Jean Pied-de-Port em três: eu, Giuliano, um italiano que pararia em Roncesvalles e Gerti (lê-se Guêrrti), austríaca.

Chegamos em Saint Jean e ficamos na pousada de Marie, uma maravilhosa e sorridente pessoa, que há muitos anos hospeda peregrinos. Jantamos num típico restaurante francês. Era 22h00, e começava a anoitecer... Isso é muito diferente...

No quarto, comecei a escolher o que ficaria em Saint Jean, pois minha mala estava muito pesada para cruzar os Pirineus. Deixei uns 3kg, triste por deixá-los, com Marie, para poder dar a algum peregrino sem provisões.

Amanhã é o grande dia: minha primeira etapa no Caminho de Santiago.

[PS: No computador aonde estou, nao encontrei o "til", por isso que nao aparecem os ao e oes...] - A partir do dia 12/07/06, comecei a revisão do blog.

17/05 - A Saída

No aeroporto pesei minha mochila, e uma coincidência interessante aconteceu: 17,5kg!

Eu já imaginava o trabalho que este peso me daria, mas fazer o que...

Muita choradeira no aeroporto, e fui. Na fila de embarque, fiquei muito feliz por ter me cadastrado no Cartão Iberia de Cliente Preferencial. Fui chamado no interfone, e quando cheguei lá, fiquei sabendo que o vôo estava lotado, e minha passagem havia recebido um UPGRADE para a classe executiva! MARAVILHA! E ainda sentei na janela!

A Espanha, vista do alto, é muito bonita. Não sabia ainda o que me esperava em terra...

terça-feira, maio 16

Haja Imosec

Esta é a última vez que posto do Brasil até a volta...

Falta muito pouco, mesmo! Amanhã eu embarco.

Se tudo correr bem, começarei a andar a partir do dia 19/05.

FIQUEM LIGADOS! BREVE ATUALIZAÇÕES!

ABRAÇÃO!


P.S.: Agradeço a todos que participaram da festa surpresa organizada sexta-feira passada. Fiquei muito emocionado em vê-los! Se a festa de despedida foi assim, imagino como será quando eu partir... hehehe

quinta-feira, maio 4

terça-feira, maio 2

Falta pouco!

É... Está chegando o grande dia!

Tenho menos de duas semanas para os últimos preparativos da minha viagem. Estou na fase dos pequenos detalhes: escolha das roupas, compra dos últimos equipamentos e início da arrumação da mochila.

• Hoje comprei a toalha-fralda para iniciar os testes de adaptação. Você a encontra em qualquer loja especializada em bebês. É uma peça de fralda de 1,20 x 0,70cm, que funcionará como toalha na viagem. Além de ser bem leve, enxuga rápido e seca rápido. A caixa com 3 custou R$11,50. Levarei também umas três fraldas menores (0,70 x 0,70cm) para funcionar como toalha de rosto. A caixa com 5 custou R$9,50.

Breve, novidades!