sábado, maio 20

19/05 - Saint Jean até Roncesvalles

Acordei às 06h00, 01h00 no Brasil, e arrumei minhas coisas e me preparei para tomar café. Marie disse, num francês misturado com espanhol, que precisávamos nos alimentar muito bem, pois esta etapa é a mais difícil do caminho. É... ela NÃO estava enganada.

Eu e Gerti saímos às 08h00 de Saint Jean. Fiquei apaixonado pela rue de Citadelle - uma típica cidade medieval, cercada por gigantescos muros de pedra.

Subidas, descidas, subidas íngremes e mais subidas. Andar nos Pirineus, com uma mochila acima do peso e sem NENHUM preparo físico - tá bom, não foi por falta de falar... - é uma PENITÊNCIA. Acho que paguei os pecados de pelo menos uma vida passada... e acho que tenho pecados de muitas vidas passadas além da minha para pagar...

Foi quase na metade desta etapa que REALMENTE me caiu a ficha: CARALHO! ESTOU FAZENDO O CAMINHO DE SANTIAGO, MESMO! Tudo é real!

Este trajeto é simplesmente MARAVILHOSO! A paisagem é fenomenal, provavelmente para nos compensar de tanto sofrimento... hehehe.

Depois de 11 cansativas horas, chegamos a Roncesvalles, um tanto atrasados, mas conseguimos camas na pousada da Colegiata. Após o banho - quente -, fomos para a missa de bênção dos peregrinos. Me senti na época medieval: um igreja românica totalmente feita de pedra, e no final da missa, um belo canto gregoriano. Me emocionei muito com isso... foi como voltar para casa.

Saímos da missa esfomeados diretamente para o restaurante. Foi lá que realmente vi que o Caminho de Santiago é patrimônio mundial. Na minha mesa havia: 1 brasileiro - eu, claro -, duas austríacas, um russo, dois americanos, dois espanhóis, uma suíça e uma mexicana. Uma babel fantástica para todos se entenderem... Eu, com o meu parco inglês, traduzia para os outros o que era dito em espanhol e vice versa, com o meu "portunhol".

Depois disso, CAMA, antes, é claro, de tentar tirar mais algumas coisas da mochila, que ainda está insuportável.

APELO: Jô, PROMETO para você que assim que chegar em São Paulo te dou outra lata de presente...

Um Flanax, emplastro nos ombros, massagem nos pés, e boa noite.

Total percorrido hoje: 27km

2 comentários:

Pamela Facco disse...

Isso me lembrou a minha experiência na Trilha inca: "O que levar para percorrer a Trilha Inca?
Para realizar esta travessia devemos levar uma barraca, saco de dormir, agasalho, lanterna, capa de chuva, calçado forte e leve, isqueiro, água (localizam-se pequenos cursos de água), alimentos não perecedouros, doces e câmera de fotos.
Devemos estar fisicamente em forma porque andamos durante o dia inteiro com mochila, e realizamos paradas de descanso para comer e dormir.
Assim cobrimos o percurso depois de 3 dias, enxergando na manhã do quarto dia as ruínas incas de Machu Picchu. Ao chegar pela manhã, teremos todo o dia para desfrutar das ruínas sua paisagem e histórias."

Mas sabe oq eu fiz chegando nas tão esperadas ruínas? (vale uma explicação, eu estava encharcada desde as 4 da manha era 11h e o parque só abria as 14h) esperei por 1:30, fiquei roxa de frio, começei a chorar e fui embora sem ver Machu Picchu, tomar um banho quente e finalmente dormir em cama...

Anônimo disse...

Pamela, você viu sim ruína em Machu Picchu: a SUA !!! hahahaha