sábado, julho 15

25/06 - Santiago de Compostela

Choro: dia dois. Dia de encontros. Dia de reencontros. Dia de despedidas.

10h30 às 22h00 - Dani pegou o avião de volta pra casa, mas não tinha dinheiro suficiente para transportar Pipa, que ficará agora com Erin. Rien, o holandês que eu via desde Saint Jean Pied-de-Port, se despediu com lágrimas nos olhos. Robert, o outro holandês, do "fellowship of the Camino", acabara de voltar de Finisterre, com um brilho diferente nos olhos, e uma barba mais densa. Norma, do Rio, não parava de chorar ao se despedir de todos. Nick e sua namorada, que eu via desde Roncesvalles, me deram boa sorte para a viagem do dia seguinte. Uma das Martas voltará no dia seguinte para Zaragoza. Muitos outros, que não lembro os nomes, revi e me despedi. Muitos outros, que eu também gostaria de reencontrar, deixei apenas em pensamento meus abraços. Karin terá que ir de ônibus à Finisterre, pois levou uma picada que parece ser de aranha na perna, que está inchada com uma infecção. Maurício, do sul do Brasil, mora há 14 anos em Portugal, e fez o Caminho de bicicleta, de forma bem diferente dos ciclistas normais. Ele não pegou nenhuma estrada, seguiu todas as flechas amarelas, e recolheu lixo. Isso mesmo. De Saint Jean Pied-de-Port até Portomarín, ele juntou 80 sacos de lixo. Latas, pets, embalagens de qualquer espécie, bitucas e caixinhas de cigarro, papel higiênico, e outros podres. Virou lenda no Caminho. E fez algo que todos deveriam fazer. E deu exemplo. E ganhou os meus parabéns.

12h00: Missa dos Peregrinos - Ouvir que no dia anterior, chegara em Santiago um brasileiro que partira de Saint Jean Pied-de-Port foi muito emocionante para mim. Era eu! A Catedral de Santiago é gigantescamente absurda. Uma maravilha ornada de mármore, madeira e ouro. E esperança. E uma energia fantástica. E o bota-fumero é a coisa mais hipnótica e maviosa do mundo. Ver um turíbulo de 1 metro e meio balançando como um pêndulo por toda a Catedral, do chão ao teto, é inenarrável. Por motivos meus, que não tenho a mínima certeza do porquê, não fotografei o interior da Catedral. Deixei isto para os turistas, que eram muitos, ali.

4 comentários:

Anônimo disse...

hola peregrinoss....aqui dani y erin...erin se a quedado en españa, se a venido a vivir a los pirineos conmigo,a encontrado trabajo y hemos alquilado un piso... si si... vivimos juntos...la de vueltas que da el camino...os echamos de menos peregrinos

Anônimo disse...

fala Sassa, beleza, é o Bonjoch
que estudou contigo no Meninópolis. Inicialmente queria lhe dar os parabéns pelo belo site que vc montou, acompanhei periodicamente quando vc ainda estava viajando e gostaria muito de fazer o caminho também. Já estive em parte do caminho e conheci Santiago quando fui à Espanha, mas como mero turista. O que eu gostaria de saber é o seguinte: Quando estive lá o guia local informou que aquele bagulho que solta fumaça (incenso) é o maior do mundo, e é daquele tamanho pois na idade média, quando já se fazia o caminho, os pelegrinos dormiam na própria igreja, e como não havia banheiro cagavam e mijavam lá mesmo. Na hora da missa não se suportava o cheiro, e aquele incenso era daquele tamanho para tentar disfarçar um pouco os odores. Não acreditei muito quando ouvi a história, vc ouviu algo parecido quando estava lá?

André Lasak disse...

O pior é que é isso mesmo Bonjoch! Hehehehe

O "botafumero" é um turíbulo de mais ou menos um metro e meio, e espalha a fumaça do incenso por toda a Catedral. O efeito dele balançando como um pêndulo é hipinótico. E sua função básica era disfarçar o cheio de "carniça" dos peregrinos imundos... hehehe.

Agradeço a visita e os elogios!

Abração!

T disse...

Oi Peregrino,
Encontrei, por acaso, seu blog e, com surpresa li o que você escreveu sobre Santiago, a Catedral e o bota-fumero. Eu , por acaso, estive lá no mês passado e tive a oportunidade de gravar _ com péssima qualidade na minha máquina fotográfica o fabuloso evento. Vou colocar o vídeo no Youtube e depois te mando o link. É super super super assistir aquilo.