quinta-feira, julho 20

26/06 - Santiago de Compostela até Negreira

Choro: dia três. Mais despedidas. Eu, Erin, Peter e Pipa acompanhamos Domenico até a rodoviária. Ele voltará hoje para a Itália. Depois, fomos até a parte velha da cidade. Eu fui atrás de um banco, Peter iniciou sua caminhada do dia, e eu me despedi de Erin e Pipa, que iriam voltar pra casa, também.

Parei na frente da Catedral, ao lado da concha em baixo-relevo que representa o marco zero do Caminho de Santiago. Foi ali que comecei a preparar meus pés para a minha nova e última etapa: Finisterre. Muitos peregrinos e turistas vieram conversar comigo, perguntando se eu havia chegado hoje aqui, daonde iniciei a peregrinação, estas coisas. Encontrei Maurício, e conheci por intermédio dele Bebel, uma carioca qua acabara de chegar ali.

Lixo - Conversamos um pouco sobre o lixo no Caminho, a quantidade absurda de papel higiênico deixada pelas moçoilas nos arbustos, e sobre um filho da puta do sul que pixou em praticamente todo o trajeto - asfalto, placas de sinalização, postes - coisas como "Brasil tri legal" e "Michele a gata do caminho". O que leva um imbecil a fazer coisas deste tipo? Se ele pensa que fez um bem aos peregrinos brasileiros, está deveras enganado! E se alguém souber quem foi, que peça para que ele leia isto aqui, e venha tirar satisfações comigo. Quero publicar o NOME deste filho da puta aqui.

A Oficina do Peregrino não te fala nada a respeito do caminho até Finisterre, pois para eles a peregrinação termina em Santiago. Indicam que você vá até a Oficina de Turismo, que é na mesma rua, uns 400m abaixo. Lá, te passam um mapa e indicam o trajeto até a estrada. Estrada? Perguntei se havia setas amarelas ou outro tipo de indicação, e a moça disse que não, que não havia nada além das placas normais da estrada.

Comecei a andar, e ao perguntar a uma mulher para onde eu devereia seguir para chegar na estrada, numa bifurcação tripla na frente de uma grande praça, ela disse para eu seguir o muro de pedras, pois ali encontraria o caminho. SURPRESA: Nesta praça existe um tótem com a concha, a marcação de que faltam 89km para Finisterre, e uma flecha amarela! Os funcionários da Oficina de Turismo não sabem porra nenhuma!

Segui as indicações, e senti meus pés, e senti meus ombros, e senti aquela familiar adaga no meio da coluna. Eu estava de volta ao Caminho e à minha penitência!

Cheguei a Negreira e encontrei Peter, Javi, Gemma e Maurício num bar. O albergue estava lotado, e dormiríamos no gramado ou aonde desse. Deu a louca no Maurício, e ele comprou comida e vinho para cozinhar para a galera. Um belo jantar.

Dormi no chão da varanda. Pelo menos ali eu estaria protegido se chovesse, o que estava ameaçando mas não vingou.

Total percorrido hoje: 21km

2 comentários:

Anônimo disse...

"Brasil tri legal"

Anônimo disse...

Aos 69 km antes de chegar a Santiago tinha em 2002 a seguinte frase: "o km mais sexy do caminho"